Terça-feira, 29 de Julho de 2008

O Véu do Medo

"Tanto quanto me lembro, ouço a minha mãe repetir a propósito de tudo: «Que mal fiz eu ao bom Deus para merecer uma filha?». Esta frase tornara-se o seu queixume favorito. Doía-me ouvi-la.

(...)

Nascer do sexo feminino numa família muçulmana, e além de tudo argelina, orientara o meu destino nos primeiros momentos de vida.

(...)

— Mamã, porque não gostas de mim?

A minha mãe lançou-me um olhar de desprezo.

— Atreves-te a fazer-me essa pergunta! Como se não soubesses por que razão as mães preferem os rapazes às raparigas — respondeu-me ela, convicta da evidência da resposta.

(...)

— Bem vês, Samia, as mães não gostam de ter filhas, pois estas só trazem desonra e vergonha à família. As mães são obrigadas a alimentá-las e a velar pelo seu bom comportamento até ao dia em que o marido assuma o seu encargo. As raparigas são uma fonte constante de preocupações.

(...)

 

Nos países muçulmanos e de forma acentuada na minha família, ter um rapaz era uma bênção e, obviamente, o nascimento de uma rapariga uma maldição. A rapariga muçulmana nunca conhece a autonomia. Permanece, durante toda a vida, sob a responsabilidade de um homem. Depende primeiro do pai e depois do marido. Representa, portanto, um encargo para os pais. Esta maneirade proceder transmite-se de geração em geração, e a menina muçulmana acaba por considerar-se a si mesma uma maldição. Eu era, portanto, a maldição da família na qual ocupava o lugar central, entre dois irmãos mais velhos e dois irmãos mais novos.

(...)

O meu pai era um rico industrial que fizera fortuna nos têxteis e se interessava igualmente pela restauração.

Amina era a minha única amiga. Os pais de Amina também eram imigrantes de origem argelina, mas constituíam uma família pobre. O pai trabalhava na recolha do lixo.

(...)

— Mamã, por favor, conta-me o meu nascimento!

— Não há nada a contar. Foi o pior dia da minha vida! — respondeu ela, num tom irritado.

(...)

Num dia em que me encontrava em casa da minha amiga, o pai levou-lhe uma linda boneca de longos cabelos louros que encontrara num contentor de lixo. A minha amiga sentiu-se tão feliz que se precipitou nos braços do pai.

(...)

— Por que razão nunca recebo presentes do pai? Podia comprar-me alguns, para me dar prazer.

— Te dar prazer? E tu, alguma vez deste prazer ao teu pai?

— Sim! Porto-me bem e obedeço-lhe.

— Sabes o que daria realmente prazer ao teu pai?

— Não! Diz-me, por favor?

— Que tu nunca tivesses nascido — declarou a minha mãe, maldosa. Naquele dia, decidi pedir uma boneca ao meu pai.

(...)

Quando entrei na sala, o meu pai tinha os olhos fechados, e a minha mãe, ajoelhada, lavava-lhe os pés. Não era aquele o melhor momento para me aproximar, pois ele podia enfurecer-se e bater-me.Voltei para o quarto, a fim de lhe escrever o meu pedido: «Papá, gosto muito de ti e gostava de ter uma boneca. És o melhor pai do mundo!» Em seguida, fui esconder a minha missiva debaixo do seu travesseiro. Naquela noite, adormeci na esperança de que o meu pai me oferecesse a tão almejada boneca. Pouco depois, a minha mãe entrou bruscamente no quarto.

— Foste tu que escreveste este bilhete?

— Fui — respondi eu, meio adormecida.

— Que pretendes?

— Peço uma boneca.

— Esqueceste-te de que o teu pai não lê francês? Talvez a menina queira menosprezar o pai, agora que sabe escrever?

— Não, mamã. Julguei que o pai soubesse ler várias línguas.

(...)

Certa manhã, fui acordada pelos gritos de alegria dos meus irmãos. Levantei-me de um pulo e dirigi-me para a cozinha, de onde provinham as vozes. Numa grande excitação, anunciaram-me que iam inaugurar o novo restaurante do nosso pai. Como também queria estar presente, voltei para o meu quarto, a fim de me preparar.

— Que estás a fazer? — interpelou-me a minha mãe.

— Estou a vestir-me para ir ao restaurante.

— Não, tu não vais; só os rapazes têm esse direito.

(...)

 ________

 

Ainda não tenho este livro, mas a vontade de o adquirir já é grande depois de ter lido o primeiro capitulo aqui.

 

 


publicado por Sofia_hd às 19:13
link do post | DEIXE A SUA OPINIÃO | favorito
3 comentários:
De Just_Smile a 29 de Julho de 2008 às 19:24
Faz-me muito lembrar o livro 'Queimada viva', mas que Deus é este que aparta um dos outros? Que quer crueldades destas? A culpa não é do Deus mas dos homens que interpretam as coisas da maneira que mais lhes convém.


De Anónimo a 14 de Novembro de 2011 às 17:16
Tens razão Deus não tem nada a ver com isso. Mas hoje em dia essas coisas acontecem muito


De António a 29 de Junho de 2009 às 15:07
Li este post três vezes antes de o comentar e... tenho pena, mas só conseguia pensar em certas manchetes de jornais que se lêem cada vez mais nos dias que correm. Filhos abandonados, crianças maltratadas, violadas, agredidas... aqui à nossa porta. Pensem na hipótese de um dia uma dessas crianças escrever um livro sobre o que viveu e que esse livro seja lido por um muçulmano, ou por vários. Que pensarão então da nossa cultura, do nosso Deus, das nossas tradições? Serão eles capazes de destrinçar o que é aberrante e o que é corrente na nossa cultura? Ou irão avaliar-nos a todos pelo comportamento dos nossos montros?


Comentar post

.mais comentados

.Sobre a Autora


. ver perfil

. seguir perfil

. 20 seguidores

.links

.Desumanidades

. Luta!

. E lá vão 3

. Para rir um bocadito...

. Em período de HIBERNAÇÃO

. A história de um leão

. Direitos dos animais: tou...

. E a moda da Sapatada pego...

. Vamos twittar!

. Já é tempo de alguém dize...

. Preservativos 'católicos'

. FEMINISTIZA_TE

. Cão de água Português vs ...

. Mancha Vermelha

. Pandas: Procriação de suc...

. I'm Back!

. Para Todos!

. Whale Wars

. Sea Shepherd volta à acçã...

. Pense duas vezes

. Haja paciência!

. Manifestação Anti-Tourada

. Nem as crianças são assim...

. DECO organiza manifestaçã...

. Um bocadinho farta!

. Trocando opiniões

. Porta-bandeira iraniana g...

. O sonho (pesadelo) de uma...

. 2 Anos!

. O Véu do Medo

. Crime: ter sido violada

. Espanhóis manifestam-se c...

. Urso polar avistado na Is...

. Dia Mundial Da Criança?!

. Quem é a verdadeira besta...

. Seal hunt

. De volta à acção!

. As piadas de Bush

. A hipocrisia

. Faz sentido comemorar o D...

. Japoneses disparam sobre ...

. Sea Shepherd alcança navi...

. Histórias de vida e de co...

. Porquê pai?

. De volta!

. Começou a caça às baleias...

. Notas de 10 milhões!

. O que tem acontecido na A...

. Baleia vs Japoneses

. I also love Sea Shepherd!

. I Love Greenpeace!

.Baú

. Setembro 2019

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

.subscrever feeds