Sábado, 8 de Março de 2008

Faz sentido comemorar o Dia da Mulher?

Hoje é Dia da Mulher. Para muitos não fará muito sentido existir um dia dedicado à Mulher. Para mim, faz todo o sentido.

Desde os primórdios que a Mulher foi subjugada e maltratada, não tinha direitos, apenas deveres. Era como se fosse um objecto e não um ser vivo.

.

Em outra época, estas linhas que escrevo seriam uma mera miragem, pois, as mulheres não podiam aprender a escrever, a ler e, muito menos poderiam ter opinião e expressá-la. Hoje, agradeço a todas as Mulheres que tiveram coragem de lutar pelos seus direitos e pelos direitos das gerações futuras (nas quais eu me incluo).

.

Infelizmente, esta luta não chegou a todos os cantos do Mundo. Hoje, Dia da Mulher, persistem sociedades onde a mulher é impedida de ir à escola, é obrigada a casar com um desconhecido, é mutilada, é proibida de expressar os seus sentimentos e opiniões, é obrigada a esconder-se debaixo de um pano que cobre todo o seu corpo. A elas desejo um dia com o menor sofrimento possível, que tenham coragem, a mesma coragem que outras mulheres tiveram no passado e que levaram à emancipação do sexo feminino.

.

Hoje, Dia da Mulher, agradeço por fazer parte desta sociedade, por ser livre.

.


publicado por Sofia_hd às 14:53
link do post | DEIXE A SUA OPINIÃO | favorito
6 comentários:
De Arcanjo d'Prata a 10 de Março de 2008 às 04:30
Excelente texto, Sofia. Compartilho do mesmo pensamento que o seu. Seria tão utópico assim acreditar que todas as mulheres possam ser livres? Nesse dia a mídia deveria focar naquelas que já não têm voz, socorrê-las. Indo ao contário, a mídia corteja as mulheres ricas e famosas, e desdenham das, ainda, escravas. Triste.

Soube do trágico acontecimento com a Sea Shepherd. Espero que tenha ficado claro para o Mundo quem são os verdadeiros Terroristas. E que a Sea Shepherd continue firme e forte como sempre.

Abraço!


De Brama a 10 de Abril de 2008 às 15:31
Olá, há muito que aqui não vinha deixar o meu "testemunho". Pronto, um dia teria de estar em desacordo contigo embora, concorde com tudo o que escreves, note-se. Discordo apenas em dois pontos:
1- Se eu fosse mulher, não comemorava o Dia da Mulher, exactamente porque me consideraria igual em direitos a qualquer homem e como tal, não me identificaria com a necessidade de existir um dia específico para mim, com a agravante de que, supostamente os outros 364 se destinariam à alçada masculina. Percebo o significado de se comemorar, a sério que percebo mas, eu não o celebraria porque quereria estar em pé de igualdade aos homens todos os dias do ano civil;

2- Infelizmente não somos livres em toda a extensão da palavra, nem homens, nem mulheres. Acho que só somos totalmente livres após a morte. Um dos handicaps de sermos humanos é o reconhecimento de que em vida, infelizmente nunca seremos livres, completamente satisfeitos e felizes em toda a plenitude do que isso significa. Só o eterno medo da morte já funciona em nós como uma "prisão", o pânico de um dia desaparecermos para sempre aterroriza-nos.


De Sofia_hd a 12 de Abril de 2008 às 02:46
Olááá Brama!

É uma pena que discordes de mim, estava habituada ao contrário.

Bem, devo dizer-te que concordo com o ponto 2 do teu comentário, mas discordo do ponto 1.

Eu sou mulher e celebro o dia da mulher porque sei muito bem que, apesar de tudo, as mulheres ainda têm um longo caminho a percorrer para terem, de facto, os mesmos direitos e oportunidades que os homens.
Identifico-me com a necessidade de haver pelo menos um dia em que se lembrem as mulheres que lutaram pela emancipação feminina e as que ainda são subjugadas e maltratadas pelos homens. Nós, mulheres merecemos ter este dia (pelo menos este) para que ninguém se esqueça de que tivemos de lutar ao longo de séculos. Para assinalar uma luta que, em muitos países, está muito longe de acabar.
(Claro que agora há um grande aproveitamento comercial deste dia, mas isso é outro assunto que não interessa para aqui.)

Sendo assim, também discordas do Dia da Criança. Porquê assinalar um dia para as crianças, então?



De Brama a 21 de Abril de 2008 às 23:13
Poisss ... o Dia da Criança ... mas pronto as crianças talvez devam ter um dia, sei lá ... porque são crianças, não sei. Ok, este argumento saíu assim um pouco sem jeito, mas agora estou sem capacidade para pensar de repente sobre o assunto. Lendo a tua argumentação, concordo. Esta minha posição parte mesmo do facto de ser um pouco caprichoso e não aceitar de maneira alguma (caso fosse gaja!!!), de que algum homem se sentisse superior ou até de eu me sentir em algum momento como tal. Percebo o significado da comemoração, dá visibilidade à luta de séculos por um lugar de igualdade e respeito mas, se fosse mulher, pessoalmente não comemoraria pois, em mim, sentir-me ia ao mesmo nível, entendes?! Não sei se consegui explicar correctamente a minha ideia ... espero q sim. Mais uma vez digo e repito, concordo com a tua argumentação, embora não me identificasse com a essência.


De Marcia a 8 de Março de 2010 às 11:44
Sobre o Dia Da Mulher, sinceramente para mim são todos os dias. Sei o motivo na qual esta data foi criada, mas com o decorrer do tempo,isso mudou,se tornou um dia para lembrar que ainda existem mulheres de verdades, mulheres que vão à luta, que que cudam de sua familia,educam seus filhos. Para mim,é uma data qualquer,porque não necessito disso para eu lembrar que sou mulher e de verdade. Mas infelizmente muitas não o são, são vulgarez,são ignorantes,não sabem a força que tem,para o bem ...e para o mal, as poucas que netendem sobre isso ,na grande maioria a usa para o mal,par a vulgaridade.QUEM SABE UMA DATA AS LEMBRE DO QUE É SER UMA MULHER.


De liliana_pinho a 10 de Dezembro de 2010 às 00:46
Esta foto tem direitos de autor e de imagem.
Remova a foto do site ou poderá incorrer a processo.


Comentar post

.mais comentados

.Sobre a Autora


. ver perfil

. seguir perfil

. 20 seguidores

.links

.Desumanidades

. Luta!

. E lá vão 3

. Para rir um bocadito...

. Em período de HIBERNAÇÃO

. A história de um leão

. Direitos dos animais: tou...

. E a moda da Sapatada pego...

. Vamos twittar!

. Já é tempo de alguém dize...

. Preservativos 'católicos'

. FEMINISTIZA_TE

. Cão de água Português vs ...

. Mancha Vermelha

. Pandas: Procriação de suc...

. I'm Back!

. Para Todos!

. Whale Wars

. Sea Shepherd volta à acçã...

. Pense duas vezes

. Haja paciência!

. Manifestação Anti-Tourada

. Nem as crianças são assim...

. DECO organiza manifestaçã...

. Um bocadinho farta!

. Trocando opiniões

. Porta-bandeira iraniana g...

. O sonho (pesadelo) de uma...

. 2 Anos!

. O Véu do Medo

. Crime: ter sido violada

. Espanhóis manifestam-se c...

. Urso polar avistado na Is...

. Dia Mundial Da Criança?!

. Quem é a verdadeira besta...

. Seal hunt

. De volta à acção!

. As piadas de Bush

. A hipocrisia

. Faz sentido comemorar o D...

. Japoneses disparam sobre ...

. Sea Shepherd alcança navi...

. Histórias de vida e de co...

. Porquê pai?

. De volta!

. Começou a caça às baleias...

. Notas de 10 milhões!

. O que tem acontecido na A...

. Baleia vs Japoneses

. I also love Sea Shepherd!

. I Love Greenpeace!

.Baú

. Setembro 2019

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

.subscrever feeds