Quinta-feira, 8 de Março de 2007

MULHER

Hoje, dia 8 de Março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher.

Será que todos sabem como se começou a comemorar este dia?

Para aqueles que não sabem: tudo começou com as reivindicações de operárias de uma fábrica de têxteis em Nova Iorque no ano de 1857, dando inicio à comemoração do Dia da Mulher em todo o mundo. 
Estas operárias estavam revoltadas com as precárias condições de trabalho. Decidiram, por isso, fazer uma greve contra os salários baixos, o excesso de horas de trabalho, e contra as más condições da fábrica.
Durante essa greve deu-se um incêndio que causou a morte a cerca de 130 mulheres.

Mais tarde, em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League, uma associação cujo objectivo era ajudar e incentivar  todas as mulheres trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque reivindicando o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto.
Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Mais tarde, o Partido Socialista norte-americano decretou o último Domingo de Fevereiro o Dia Internacional da Mulher.
Foi comemorado pela primeira vez em 1909 e pela última vez no ano de 1913, pois durante uma conferência mundial das organizações socialistas, decorrida em Copenhaga (Dinamarca), a revolucionária alemã Clara Zetkin propôs o 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

De ano para ano, esta data passou a ser assinalada em todo o mundo dando estímulo à luta das mulheres pela igualdade de direitos. Além do mais, Março passou a ser um mês marcado por várias manifestações organizadas por mulheres:

  • Em 1911, na Áustria, Alemanha, Dinamarca e Suíça, milhares de mulheres marcharam a exigir o direito de voto, de trabalho e o fim da discriminação;
  • No mesmo ano, a associação Women’s Trade Union League organizou uma manifestação, com mais de cem mil pessoas que protestaram contra um incêndio, que vitimou 140 mulheres, por falta de condições de trabalho;
  • Na Rússia, a revolução bolchevique teve o seu inicio em 1917, com as reivindicações de mulheres que reclamavam por “pão e paz”;
  • No ano de 1937 mulheres espanholas revoltaram-se contra o regime franquista;
  • Já em Itália, no ano de 1943, um movimento feminino protestou contra Mussolini e exigiu o fim da II Guerra Mundial;
  • Em Portugal, a luta pela implantação da República, que levou à queda do regime fascista, contou com a ajuda das mulheres, que até 1974 não tinham muitos dos direitos que deviam usufruir como cidadãs.

 Pois é! Graças a todas estas mulheres lutadoras que, actualmente, temos direitos, que temos voz. A elas um grande OBRIGADA, a vossa luta não foi em vão!

Cabe-nos agora a nós dar voz a todas as mulheres que ainda são subjugadas, maltratadas e àquelas que ainda vêem negados os seus direitos.


publicado por Sofia_hd às 16:30
link do post | DEIXE A SUA OPINIÃO | favorito
|
2 comentários:
De JOÃO a 9 de Março de 2007 às 14:04
Quer dizer que só as mulheres eram mal tratadas???
Estão isso sim a patrocinar a desunião entre homens e mulheres buscando desigualdades que existiam e existem e focam todas as classes e homens mulheres e crianças mas falam nelas como se só afectassem as mulheres... Neste momento estão a ser responsáveis por muitas desigualdades em relação aos homens e estes são vitimas da arrogância das mulheres que se despem e se mostram com uma vaidade e uma sensualidade desconcertante e todos os miúdos em idade de puberdade são afectados por isto transformando-se em pessoas desamadas e desnorteadas, desconcentrados. É tempo de acabar com esta palhaçada e unir homens com mulheres numa situação de amor em vez de andar a patrocinar a sua desunião... Não sei onde querem chegar... mas sei que vão na direcção oposta à felicidade e estabilidade da família e prol da libertinagem que gera a destruição da raça humana. Claro que falo daquelas que correm nesta direcção porque graças a Deus ainda há muitas mulheres que não ligam a feminismos e muitos homens que não ligam a machismos... só falam nas violências domésticas mas não sabem ver as violências psicológicas de que são vitimas os homens com mulheres que envenenam o marido junto dos filhos astutamente. Fazem ciúmes e trinta por uma linha e geram situações de conflito junto dos maridos... até parece que são melhores que os homens... estão é estragadas com mimos e deveriam perceber que estes dias mundiais são feitos unicamente com objectivos comerciais e que tem consequências nefastas na mente das pessoas. As mulheres devem lutar pelas desigualdades junto dos homens e não se colocando numa posição isolada como vitimas porque neste momento há muito mais vitimas homens da própria arrogância feminina do que ao contrário. Senão vejamos... Está a humanidade a lucrar alguma coisa com a "liberdade" dada a homens e mulheres???
Se está, desculpe se me enganei... Pensei que essa liberdade estava a acabar com a humanidade em tão poucos anos desde os anos 60 mas com um inicio mais lento muito anos atrás



De Sofia_hd a 9 de Março de 2007 às 19:02
Caro João, antes demais obrigado pela visita!
Relativamente ao seu comentário, creio que não leu com atenção os outros posts que tenho colocado no blog, por isso, acho que os deveria ler e depois dizer-me se em algum deles estou a inventar histórias para provocar a "desunião entre homens e mulheres". Será?!
As mulheres desde os primórdios foram subjugadas pelos homens e, em muitas sociedades continuam a sê-lo. Eu não defendo que as mulheres sejam superiores aos homens. Não. Defendo sim, que tanto as mulheres como os homens tenham as mesmas oportunidades e os mesmo direitos - IGUALDADE ( e não as "liberdades" de que fala)-, e isto, infelizmente, não acontece no nosso país. E não, não somos nós mulheres as responsáveis pelas desigualdades, pois não somos nós que estamos nos órgãos máximos do poder (olhe, mais uma desigualdade de oportunidades!).

O João disse: "...das mulheres que se despem e se mostram com uma vaidade e uma sensualidade desconcertante e todos os miúdos em idade de puberdade são afectados por isto transformando-se em pessoas desamadas e desnorteadas, desconcentrados". Frases destas só me dão vontade de rir, e nem vale a pena comentar.




Comentar post

."Linka-me"

Procura por mim



Também estou no Twitter:

http://twitter.com/Sofia_hd 

 





.mais comentados

.Procura por mim

Procura por mim

.Sobre a Autora

.links

.Desumanidades

. E lá vão 3

. Para rir um bocadito...

. Em período de HIBERNAÇÃO

. A história de um leão

. Direitos dos animais: tou...

. E a moda da Sapatada pego...

. Vamos twittar!

. Já é tempo de alguém dize...

. Preservativos 'católicos'

. FEMINISTIZA_TE

. Cão de água Português vs ...

. Mancha Vermelha

. Pandas: Procriação de suc...

. I'm Back!

. Para Todos!

. Whale Wars

. Sea Shepherd volta à acçã...

. Pense duas vezes

. Haja paciência!

. Manifestação Anti-Tourada

. Nem as crianças são assim...

. DECO organiza manifestaçã...

. Um bocadinho farta!

. Trocando opiniões

. Porta-bandeira iraniana g...

. O sonho (pesadelo) de uma...

. 2 Anos!

. O Véu do Medo

. Crime: ter sido violada

. Espanhóis manifestam-se c...

. Urso polar avistado na Is...

. Dia Mundial Da Criança?!

. Quem é a verdadeira besta...

. Seal hunt

. De volta à acção!

. As piadas de Bush

. A hipocrisia

. Faz sentido comemorar o D...

. Japoneses disparam sobre ...

. Sea Shepherd alcança navi...

. Histórias de vida e de co...

. Porquê pai?

. De volta!

. Começou a caça às baleias...

. Notas de 10 milhões!

. O que tem acontecido na A...

. Baleia vs Japoneses

. I also love Sea Shepherd!

. I Love Greenpeace!

. Ser foca no Canadá

.Baú

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

FEMINISTIZA_TE




.subscrever feeds